ALOE VERA NAS QUEIMADURAS CUTÂNEAS: UMA MODA OU UMA EVIDÊNCIA?

Carina C. Pereira, Ana Rita Reis, Diana Pinho Cruz, Sarah Cardoso

Resumo


Introdução: Desde a antiguidade que o aloe vera é uma planta utilizada para fins medicinais e cosméticos, pelas suas diversas propriedades. Actualmente, em muitos países, o tratamento das queimaduras é uma das principais indicações para a sua utilização. Contudo, a sua evidência clínica ainda é pouco clara.

Objetivo: Rever a evidência existente quanto à eficácia do aloe vera no tratamento de queimaduras cutâneas.

Fontes de dados: Medline, sítios de medicina baseada na evidência (National Guideline Clearinghouse, Guideline Finder, Canadian Medical Association, The Cochrane Database, DARE e Bandolier), Índex de Revistas Médicas Portuguesas e referências bibliográficas dos artigos seleccionados.

Métodos de revisão: Pesquisa bibliográfica nas bases de dados referidas, utilizando a seguinte combinação de termos MeSH: “burns” e “aloe”, de artigos publicados até junho de 2014, em português, inglês, francês ou espanhol. Utilizou-se a escala Strength of Recommendation Taxonomy para atribuição dos níveis de evidência e forças de recomendação.

Resultados: Foram encontrados 236 artigos e seleccionados, por cumprirem os critérios de inclusão, 1 revisão sistemática com meta-análise e 2 artigos originais. Após análise dos artigos, verifica-se globalmente uma cicatrização mais rápida das queimaduras com a utilização do aloe vera, quando comparado com o controlo.

Conclusão: A evidência existente parece apontar para a eficácia do aloe vera no tratamento das queimaduras cutâneas (SOR B). Contudo, devido à heterogeneidade das formulações de aloe vera e do controlo utilizados nos diferentes estudos, não é possível tirar uma conclusão inequívoca sobre o seu benefício. São necessários mais estudos, de boa qualidade, que comprovem a eficácia do aloe vera no tratamento das queimaduras.


Palavras-chave


Aloe; Cicatrização; Fitoterapia; Queimaduras

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.29021/spdv.73.2.365

Apontadores

  • Não há apontadores.