EXOSTOSE SUBUNGUEAL – DOIS CASOS CLÍNICOS ILUSTRATIVOS

  • Hugo Barreiros Interno do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia/Resident Dermatology and Venereology, Serviço de Dermatologia e Venereologia/ Dermatology and Venereology Department, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal

Abstract

A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno incomum que afecta especialmente os adolescentes e adultos jovens. Tem como localização preferencial o 1o dedo do pé, muito provavelmente por este estar frequente- mente exposto ao traumatismo, factor etiológico conhecido. O diagnóstico diferencial inclui, para além de tumores malignos, verruga viral, fibroma, granuloma piogénico ou osteocondroma subungueal. O diagnóstico é confirmado por radiografia demonstrando-se o crescimento ósseo anormal.

Descrevem-se os casos clínicos de duas jovens que recorreram à nossa consulta por exostoses dos dedos dos pés, assim como a técnica cirúrgica utilizada em cada um dos casos.
O tratamento da exostose subungueal é exclusivamente cirúrgico. As técnicas de excisão são múltiplas e estão docu- mentadas por especialistas de várias áreas. Existe concordância na importância fundamental da excisão de todo o tumor de forma a evitar as altas taxas de recorrência.

PALAVRAS-CHAVE – Exostoses; Unhas. 

Downloads

Download data is not yet available.
Published
2013-04-20
How to Cite
Barreiros, H. (2013). EXOSTOSE SUBUNGUEAL – DOIS CASOS CLÍNICOS ILUSTRATIVOS. Journal of the Portuguese Society of Dermatology and Venereology, 70(4), 501-504. https://doi.org/10.29021/spdv.70.4.104
Section
Surgical Dermatology