EXOSTOSE SUBUNGUEAL – DOIS CASOS CLÍNICOS ILUSTRATIVOS
Resumo
A exostose subungueal é um tumor ósseo benigno incomum que afecta especialmente os adolescentes e adultos jovens. Tem como localização preferencial o 1o dedo do pé, muito provavelmente por este estar frequente- mente exposto ao traumatismo, factor etiológico conhecido. O diagnóstico diferencial inclui, para além de tumores malignos, verruga viral, fibroma, granuloma piogénico ou osteocondroma subungueal. O diagnóstico é confirmado por radiografia demonstrando-se o crescimento ósseo anormal.
Descrevem-se os casos clínicos de duas jovens que recorreram à nossa consulta por exostoses dos dedos dos pés, assim como a técnica cirúrgica utilizada em cada um dos casos.
O tratamento da exostose subungueal é exclusivamente cirúrgico. As técnicas de excisão são múltiplas e estão docu- mentadas por especialistas de várias áreas. Existe concordância na importância fundamental da excisão de todo o tumor de forma a evitar as altas taxas de recorrência.
PALAVRAS-CHAVE – Exostoses; Unhas.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).