SÍNDROME DE RECONSTITUIÇÃO IMUNE: UM OBSTÁCULO EM POTENCIAL NO MANEJO DO SARCOMA DE KAPOSI EM PACIENTES HIV POSITIVOS? – RELATO DE CASO
Resumo
A diversidade de apresentações clínicas da síndrome de reconstituição imune faz da mesma um desafio clínico, na medida em que é difícil o manejo de infecções oportunistas e outras condições clínicas relacionadas com tal síndrome. A relevância da mencionada síndrome o Sarcoma de Kaposi após o início da terapia antiretroviral é notável, principalmente em países que possuem altos níveis de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e HIV. Desta forma, clínicos e dermatologistas devem estar atentos para identificar sinais e sintomas dessa progressão neoplásica e diferenciá-los do Sarcoma de Kaposi relacionado à síndrome de reconstituição imune de acordo com os critérios de classificação recentes da doença. Vital mencionar que terapia anti-retroviral não deve ser interrompida na maioria dos casos.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).