IDENTIFICAÇÃO DE PEDÍCULO(S) NO TRATAMENTO DE QUISTO MUCOSO DIGITAL

  • João Alves Interno do 4.º ano da Formação Específica em Dermatovenereologia/Resident, Dermatology and Venereology
  • Hugo Barreiros Assistente Hospitalar de Dermatovenereologia/Consultant of Dermatology and Venereology Serviço de Dermatovenereologia, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal Centro de Dermatologia Epidermis, Instituto CUF, Porto, Portugal
Palavras-chave: Quisto mucoso digital, Azul de metileno, Dedos

Resumo

Introdução: O quisto mucoso digital é uma lesão relativamente comum sendo a sua etiopatogenia controversa. Inicialmente admitia-se ser mucinose cutânea primária, resultante de processo degenerativo, sem relação com a articulação adjacente. Em contrapartida, actualmente, defende-se que resultam da comunicação com a articulação interfalângica distal. Estão descritos diversos tratamentos incluindo punção, aspiração, drenagem, crioterapia, laserterapia e excisão, com resultados variáveis e potenciais complicações. O objectivo deste trabalho consistiu em avaliar a eficácia e segurança de técnica cirúrgica que inclui a identificação e sutura de pedículo(s) que liga(m) o quisto mucoso digital à articulação articulação interfalângica distal.

Material e Métodos: Estudo retrospectivo dos doentes com diagnóstico de quisto mucoso digital submetidos a identificação e sutura de pedículo(s) no Serviço de Dermatovenereologia do Hospital Garcia de Orta, num período de um ano (Agosto 2012-Agosto 2013).

Resultados: No período estudado foram operados 11 doentes com média de idades de 62 anos. Os quistos predominaram na mão direita (7). Em 2 casos identificaram-se 2 pedículos em simultâneo. Num follow-up mediano de 16 meses não se identificaram complicações nem recidivas.

Conclusões: Os resultados obtidos suportam os dados da literatura que demonstram taxas de cura superiores às restantes técnicas, com menos complicações. Como desvantagens da técnica, salientam-se o tempo dispendido e necessária curva de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-10-12
Como Citar
Alves, J., & Barreiros, H. (2014). IDENTIFICAÇÃO DE PEDÍCULO(S) NO TRATAMENTO DE QUISTO MUCOSO DIGITAL. Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 72(3), 365-369. https://doi.org/10.29021/spdv.72.3.280
Secção
Dermatologia Cirúrgica