TERAPÊUTICA FOTODINÂMICA NO TRATAMENTO DO CARCINOMA BASOCELULAR – EXPERIÊNCIA DO HOSPITAL DE BRAGA
Resumo
Introdução: A terapêutica fotodinâmica é uma técnica que se baseia na aplicação tópica de um agente fotossensibilizante, que após exposição a fonte de luz gera radicais livres, que lesam selectivamente as células pré-neoplásicas e neoplásicas. Está aprovada para o tratamento de queratoses actínicas, doença de Bowen e carcinomas basocelulares.
Material e métodos: Estudo retrospectivo para avaliar os resultados obtidos no tratamento do carcinoma basocelular com terapêutica fotodinâmica no Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga num período de 10 anos (2003-2013), nomeadamente o resultado cosmético, a satisfação dos doentes, os efeitos secundários e recidivas.
Resultados: Incluiu-se um total de 161 doentes. No sexo feminino, a idade mediana dos doentes foi de 69 anos e no sexo masculino a idade mediana foi de 68 anos. Relativamente ao sexo, 85 (52,8%) dos doentes eram do sexo feminino e 76 (47,2%) do sexo masculino. No sexo feminino observou-se um predomínio de carcinomas basocelulares na face (n=97; 50,8%), enquanto no sexo masculino observou-se um predomínio no tronco (n=67; 41,1%), sendo que esta diferença foi estatisticamente significativa. A área mediana dos carcinomas basocelulares tratados foi de 20 mm2. Todos os doentes referiram uma dor ligeira no momento da irradiação. A recidiva das lesões tratadas foi de 0,5%.
Discussão: A terapêutica fotodinâmica teve resultados cosméticos excelentes, baixa percentagem de recidiva, poucos efeitos secundárias e alta satisfação dos doentes. Contudo, a cirurgia clássica continua a ter um papel fundamental, nomeadamente nos carcinomas basocelulares nodulares e esclerodermiformes, que são contra-indicação à realização da terapêutica fotodinâmica.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).