ESTRUTURAS DERMATOSCOPICAS EM OITENTA CARCINOMAS BASOCELULARES PIGMENTADOS
Resumo
Introdução: O diagnóstico de carcinoma basocelular (CBC) representa na actualidade uma das aplica- ções mais habituais da dermatoscopia na prática clínica diária. Estima-se que aproximadamente 7-10 % dos CBC têm pigmento. Considerando os diferentes padrões de crescimento dos CBC e a assimetria na pigmentação, torna-se obrigatório incluir o CBC pigmentado no diagnóstico diferencial do melanoma.
Material e Métodos: Foram analisados com dermatoscopia digital (FotofinderTM), um total de 80 CBC pigmentados (todos com confirmação histológica), recrutados no período compreendido entre 2008-2010. No estabelecimento do diagnóstico dermatoscópico de CBC pigmentado, utilizou-se o método descrito há mais duma década, baseado na existência de um parâmetro negativo (ausência de rede pigmentar) e a presencia de pelo menos um parâmetro positivo (ninhos ovóides, glóbulos azul-cinzentos, estruturas em folha, estruturas em roda de carro, ulceração e telan- giectasias arboriformes).
Resultados: Avaliámos na nossa série a frequência dos parâmetros positivos (acima citados) e de outras estruturas dermatoscopicas: milium, rede pigmentar, áreas de eritema, hipopigmentação e tipo de vasos encontrados. Conclusões: Compararam-se os nossos resultados com os de outros estudos validados.
PALAVRAS-CHAVE – Carcinoma Basocelular; Dermatoscopia; Ninhos Ovóides; Estruturas em Folha; Telangiecta- sias; Neoplasias da Pele.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).