PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO GENITAL POR CHLAMYDIA TRACHOMATIS NA CONSULTA DE VENEREOLOGIA – Estudo Descritivo relativo ao Primeiro Semestre de 2010

  • Ana Rita Travassos Clínica Universitária de Dermatologia, Hospital de Santa Maria
  • João Borges da Costa 1Clínica Universitária de Dermatologia, Hospital de Santa Maria
  • Jacinta Azevedo Consulta de DST do Centro de Saúde da Lapa, Lisboa
  • Irene Santo Consulta de DST do Centro de Saúde da Lapa, Lisboa
Palavras-chave: Chlamydia trachomatis, Infecção sexualmente transmissível, Epidemiologia

Resumo

Introdução: A infecção genital por Chlamydia trachomatis (Ct) é a infecção sexualmente transmissível bacteriana mais diagnosticada nos Estados Unidos e Reino Unido. É frequentemente assintomática e apresenta uma prevalência mais elevada na população com idade inferior a 25 anos.

Objectivos: Os autores procederam à caracterização epidemiológica, determinação da prevalência da infecção genital por Ct e avaliação dos factores sociodemográficos associados, numa população observada na consulta de Doenças Sexualmente Transmissíveis do Centro de Saúde da Lapa, no primeiro semestre de 2010.

Materiais e Métodos: Todos os indivíduos que acederam à consulta no período de Janeiro-Junho de 2010, testados para Ct (urina, exsudado uretral/ cervical) foram inseridos no estudo. Os dados foram analisados com nível exacto de significância de 5%.

Resultados: Foram incluídos um total de 968 indivíduos, 642 homens e 326 mulheres. O diagnóstico de Ct foi efectuado em 56 doentes, dos quais 75% eram assintomáticos. As seguintes associações foram encontradas para esta infecção: orientação heterossexual (p=0,026) e, nas mulheres, diagnóstico de condilomas acuminados ou mais de um parceiro sexual nos últimos seis meses. A mediana das idades nas doentes com infecção por Ct foi 25 anos, significativamente inferior à das mulheres sem infecção (p=0,03).

Comentários: Os resultados deste estudo foram semelhantes aos encontrados noutras séries da literatura. Apesar do rastreio anual de Ct ser recomendado pelas guidelines internacionais para IST (CDC/IUSTI) para mulheres com idade igual/ inferior a 25 anos, este ainda não é realizado em Portugal, pelo que a sua implementação deverá ser uma medida a considerar.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-06-23
Como Citar
Travassos, A. R., Borges da Costa, J., Azevedo, J., & Santo, I. (2011). PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO GENITAL POR CHLAMYDIA TRACHOMATIS NA CONSULTA DE VENEREOLOGIA – Estudo Descritivo relativo ao Primeiro Semestre de 2010. Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 69(2), 211-215. https://doi.org/10.29021/spdv.69.2.607
Secção
Grupo para o Estudo e Investigação das Doenças Sexualmente Transmissíveis (GEIDST)