DERMATOFITIAS NO DISTRITO DE BRAGA – ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ÚLTIMOS 11 ANOS (1999 – 2009)

  • Joana Rocha Serviço de Dermatologia, Hospital de Braga, Braga
  • Maria Luz Duarte Serviço de Dermatologia, Hospital de Braga, Braga
  • Pedro Oliveira Departamento de Produção e Sistemas, Escola de Engenharia, Universidade do Minho, Braga
  • Celeste Brito Serviço de Dermatologia, Hospital de Braga, Braga
Palavras-chave: Infecções fúngicas superficiais, Dermatófitos, Epidemiologia

Resumo

Objectivos: Avaliar a prevalência das micoses superficiais, agentes etiológicos envolvidos e características epidemiológicas da população da consulta de Dermatologia do Hospital de Braga, observada por dermatofitia, nos últimos 11 anos; analisar a distribuição de espécies em relação ao grupo etário e área cutânea envolvida; comparar os resultados com estudos anteriores referentes à mesma área geográfica.

Material e Métodos: Exame micológico directo e cultura de 5825 amostras colhidas em doentes observados na consulta do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, entre Janeiro de 1999 e Dezembro de 2009, com suspeita clínica de dermatofitia.

Resultados: Durante o período em estudo, das 5825 colheitas realizadas em doentes com suspeita clínica de infecção fúngica, foi identificada a presença de dermatófito em 1143 (19,6%). A apresentação clínica da infecção por dermatófito mais frequente foi a tinea corporis (44,8%). Globalmente, o agente etiológico mais frequentemente isolado foi o Trichophyton rubrum (43%), tendo sido também o principal agente na tinea cruris (73,5%), tinea ungueum (74,8%), tinea pedis (72,7%) e tinea manuun (57,7%). O T. mentagrophytes var. granulare foi o segundo agente mais frequentemente isolado, e a principal causa de tinea corporis (38%) e tinea barbae (76,9%). O Mycrosporum canis foi o agente mais frequente na tinea capitis (67,1%).

Discussão: As infecções por dermatófitos são frequentemente observadas na prática clínica. Vários trabalhos têm constatado diferenças etiológicas em diferentes regiões e ao longo dos anos, provavelmente relacionadas com hábitos de vida distintos. Os nossos resultados são globalmente concordantes com os resultados relatados noutros trabalhos efectuados em Portugal.

Downloads

Publicado
2016-11-23
Como Citar
Rocha, J., Duarte, M. L., Oliveira, P., & Brito, C. (2016). DERMATOFITIAS NO DISTRITO DE BRAGA – ESTUDO RETROSPECTIVO DOS ÚLTIMOS 11 ANOS (1999 – 2009). Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 69(1), 69-78. https://doi.org/10.29021/spdv.69.1.635
Secção
Artigo de Revisão