DOCUMENTO SOBRE O RASTREIO DA TUBERCULOSE EM PORTADORES DE DOENÇAS INFLAMATÓRIAS IMUNOMEDIADAS CANDIDATOS A TERAPÊUTICA BIOLÓGICA
Resumo
A imunossupressão crónica é um reconhecido factor de risco para a tuberculose. O nosso objectivo foi o de obter um consenso para o rastreio e prevenção da tuberculose em portadores de doenças inflamatórias imuno- mediadas candidatos a terapêutica biológica. Métodos: Revisão crítica da literatura e opinião de peritos acerca das terapêuticas imunossupressoras e risco de tuberculose. Resultados e Conclusão: O método actualmente recomenda- do para o rastreio é o teste cutâneo da tuberculina e o doseamento do interferão gama, após exclusão da tuberculo- se activa. Doentes com rastreio positivo devem receber tratamento para a tuberculose latente. Estes doentes podem iniciar a terapêutica biológica após 1 a 2 meses, desde que a sua adesão seja rigorosa e apresentem boa tolerância à terapêutica profilática.
PALAVRAS-CHAVE – Tuberculose latente; Terapêutica biológica; Terapêutica anti-TNF; Doenças inflamatórias imu- no-mediadas.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).