CARCINOMA ESPINOCELULAR SUBUNGUEAL

  • Hugo Barreiros Interno do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia/Resident Dermatology and Venereology, Serviço de Dermatologia e Venereologia/ Dermatology and Venereology Department, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal

Resumo

O carcinoma espinocelular do leito ungueal é raro. A sua clínica atípica pode mimetizar diversas pato- logias tornando o diagnóstico difícil e tardio. A localização mais frequente é a unha da mão tendo como provável explicação a muito maior exposição solar (comparando com a unha do pé) e o possível papel do vírus do papiloma humano.

Descreve-se o caso clínico de um homem de 58 anos que recorre à nossa consulta por tumor subungueal do quarto dedo da mão esquerda. A biópsia cutânea revelou tratar-se de carcinoma espinocelular pelo que se procedeu à exci- são da totalidade da unidade ungueal. O defeito cirúrgico foi encerrado com enxerto de pele total.
A excisão da totalidade da unidade ungueal é realizada por duas razões principais: tumor maligno ou distrofia un- gueal pós-traumática grave. A amputação do dedo é mandatória na presença de melanoma invasivo ou de carcino- ma espinocelular com invasão óssea.

PALAVRAS-CHAVE – Carcinoma espinocelular; Unhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-01-13
Como Citar
Barreiros, H. (2013). CARCINOMA ESPINOCELULAR SUBUNGUEAL. Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 70(3), 349. https://doi.org/10.29021/spdv.70.3.12
Secção
Dermatologia Cirúrgica