MELANOMA PRIMÁRIO DO PALATO – UM CASO CLÍNICO

  • Neide Pereira Interna do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia/Resident, Dermatology and Venereology
  • Maria Miguel Canelas Assistente Hospitalar de Dermatologia e Venereologia/Consultant, Dermatology and Venereology
  • Ricardo Vieira Assistente Hospitalar de Dermatologia e Venereologia/Consultant, Dermatology and Venereology
  • Américo Figueiredo Director de Serviço; Professor Doutor de Dermatologia e Venereologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra/ Head of Dermatology Department; Professor of Dermatology and Venereology of Coimbra University Serviço de Dermatologia, Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal

Resumo

Introdução: O melanoma da mucosa oral é uma neoplasia rara e agressiva, representando 0,2 a 8% de todos os melanomas e 0,5% das neoplasias da cavidade oral.

Caso clínico: Descreve-se o caso de uma doente do sexo feminino de 84 anos, referenciada à consulta de derma- tologia por mácula hiperpigmentada, de cor negra, limites irregulares, sobre a qual se observavam três elementos nodulares, implantada na transição do palato duro com o palato mole e de evolução desconhecida.

O exame histopatológico foi compatível com melanoma. O estadiamento imagiológico não revelou metastização loco-regional ou à distancia.
Devido à extensão local da doença e à idade e estado geral da doente, optou-se por terapêutica ablativa não excisio- nal com crioterapia, havendo regressão clínica completa após dois ciclos de tratamento efectuados com 6 semanas de intervalo. Após 36 meses de seguimento, encontra-se livre de doença.

Discussão: Apesar de não ter sido submetida à terapêutica padrão, o tratamento de recurso efectuado (crioterapia) mostrou-se eficaz no controlo local da doença.

PALAVRAS-CHAVE – Melanoma; Neoplasias do Palato; Crioterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-12-20
Como Citar
Pereira, N., Canelas, M. M., Vieira, R., & Figueiredo, A. (2011). MELANOMA PRIMÁRIO DO PALATO – UM CASO CLÍNICO. Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 69(4), 641. https://doi.org/10.29021/spdv.69.4.69
Secção
Casos Clínicos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

<< < 1 2