BLOQUEIOS DOS NERVOS PERIFÉRICOS DO PÉ – UTILIDADE EM CIRURGIA DERMATOLÓGICA
Resumo
Introdução: As lesões acrais de carácter neoplásico tornam imperativo programar a intervenção cirúrgica atempadamente, e, se possível, minimizando o impacto orgânico em doentes habitualmente idosos, com múltiplas comorbilidades. O bloqueio loco-regional dos nervos periféricos engloba técnicas relativamente fáceis de executar e seguras, quando cumpridas rigorosamente.
Discussão: A inervação do pé, ao nível do tornozelo, é relativamente superficial e consiste em 5 ramos nervosos: (1) nervo tibial posterior; (2) nervo peroneal profundo; (3) nervo peroneal superficial; (4) nervo sural e (5) nervo safeno. Os autores analisam as técnicas anestésicas dos nervos periféricos do pé, revendo os procedimentos, as indicações e possíveis complicações.
Conclusão: Podendo atingir taxas de sucesso de 95%, as técnicas de bloqueio anestésico dos nervos periféricos do pé permitem optimizar de forma segura os re- cursos disponíveis em cirurgia dermatológica.
PALAVRAS-CHAVE – Bloqueio loco-regional; Nervos Periféricos; Pé; Doenças da Pele.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).