BLOQUEIOS DOS NERVOS PERIFÉRICOS DO PÉ – UTILIDADE EM CIRURGIA DERMATOLÓGICA

  • Vera Teixeira Interna do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia/Resident, Dermatology and Venereology
  • Rita Cabral Interna do Internato Complementar de Dermatologia e Venereologia/Resident, Dermatology and Venereology
  • Ricardo Vieira Assistente Hospitalar de Dermatologia e Venereologia/Consultant, Dermatology and Venereology
  • Américo Figueiredo Director de Serviço; Professor Doutor de Dermatologia e Venereologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra/ Head of Dermatology Department; Professor of Dermatology and Venereology of Coimbra University Serviço de Dermatologia, Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE, Coimbra, Portugal

Resumo

Introdução: As lesões acrais de carácter neoplásico tornam imperativo programar a intervenção cirúrgica atempadamente, e, se possível, minimizando o impacto orgânico em doentes habitualmente idosos, com múltiplas comorbilidades. O bloqueio loco-regional dos nervos periféricos engloba técnicas relativamente fáceis de executar e seguras, quando cumpridas rigorosamente.

Discussão: A inervação do pé, ao nível do tornozelo, é relativamente superficial e consiste em 5 ramos nervosos: (1) nervo tibial posterior; (2) nervo peroneal profundo; (3) nervo peroneal superficial; (4) nervo sural e (5) nervo safeno. Os autores analisam as técnicas anestésicas dos nervos periféricos do pé, revendo os procedimentos, as indicações e possíveis complicações.

Conclusão: Podendo atingir taxas de sucesso de 95%, as técnicas de bloqueio anestésico dos nervos periféricos do pé permitem optimizar de forma segura os re- cursos disponíveis em cirurgia dermatológica.

PALAVRAS-CHAVE – Bloqueio loco-regional; Nervos Periféricos; Pé; Doenças da Pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-01-17
Como Citar
Teixeira, V., Cabral, R., Vieira, R., & Figueiredo, A. (2013). BLOQUEIOS DOS NERVOS PERIFÉRICOS DO PÉ – UTILIDADE EM CIRURGIA DERMATOLÓGICA. Revista Da Sociedade Portuguesa De Dermatologia E Venereologia, 70(2), 161. https://doi.org/10.29021/spdv.70.2.22
Secção
Educação Médica Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>