PIODERMA GANGRENOSO PUSTULOSO E DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL – RESOLUÇÃO APÓS PROCTOCOLECTOMIA
Resumo
Relata-se o caso de doente de 67 anos de idade observada com placas eritematovioláceas dolorosas centradas por pústulas nas extremidades dos membros inferiores, com evolução de 1 mês, progredindo para lesões ulceradas de crescimento centrífugo, com bordos infiltrados e descolados, com análise histológica compatível com pioderma gangrenoso. Associava diarreia mucopiossanguinolenta, erosões orais e febre, com 3 meses de evolu- ção. A colonoscopia subtotal foi sugestiva de doença inflamatória intestinal com envolvimento contínuo da mucosa visualizada. Ao 10o dia de internamento foi submetida a colectomia esquerda na sequência de perfuração cólica, e posteriormente a proctocolectomia total por complicação pós-operatória. Observou-se cicatrização rápida das lesões nos 3 meses seguintes, sob tratamento com dermocorticóide, sem recidiva em follow-up de 2 anos.
O pioderma gangrenoso pustuloso é uma entidade clínica rara; salienta-se neste caso a evolução sinérgica das do- enças intestinal e cutânea, e em particular a rápida resolução do quadro cutâneo após proctocolectomia.
PALAVRAS-CHAVE – Pioderma Gangrenoso; Doença Inflamatória Intestinal; Proctocolectomia.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).