RETALHO DO MÚSCULO NASALIS PARA RECONSTRUÇÃO DA PONTA DO NARIZ
Resumo
Doente do sexo feminino de 77 anos, submetida a excisão de carcinoma basocelular localizado na ponta do nariz, resultando um defeito ovalado com cerca de 25x20mm de diâmetro e exposição das porções mediais das cartilagens alares. A reconstrução foi realizada através da transposição de retalhos de músculo nasalis para cobrir a cartilagem, de modo a fornecer um leito vascular adequado para a aposição sucessiva de enxerto de pele total colhido numa prega cutânea glabelar. O resultado final foi aceitável do ponto de vista cosmético.
O retalho do músculo nasalis associado a enxerto de pele total proporciona a reconstrução em tempo único de defeitos da ponta do nariz quando existe exposição de cartilagem sem pericôndrio, proporcionando um fornecimento sanguíneo adequado para a sua viabilidade. Tratando-se de uma alternativa a retalhos locais de grandes dimensões ou a retalhos interpolados, permite uma reconstrução tecnicamente menos exigente e com resultados cosméticos aceitáveis.
PALAVRAS-CHAVE – Nariz; Músculo Nasalis; Enxerto de Pele Total.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).