MELANOMA PRIMÁRIO DO PALATO – UM CASO CLÍNICO
Resumo
Introdução: O melanoma da mucosa oral é uma neoplasia rara e agressiva, representando 0,2 a 8% de todos os melanomas e 0,5% das neoplasias da cavidade oral.
Caso clínico: Descreve-se o caso de uma doente do sexo feminino de 84 anos, referenciada à consulta de derma- tologia por mácula hiperpigmentada, de cor negra, limites irregulares, sobre a qual se observavam três elementos nodulares, implantada na transição do palato duro com o palato mole e de evolução desconhecida.
O exame histopatológico foi compatível com melanoma. O estadiamento imagiológico não revelou metastização loco-regional ou à distancia.
Devido à extensão local da doença e à idade e estado geral da doente, optou-se por terapêutica ablativa não excisio- nal com crioterapia, havendo regressão clínica completa após dois ciclos de tratamento efectuados com 6 semanas de intervalo. Após 36 meses de seguimento, encontra-se livre de doença.
Discussão: Apesar de não ter sido submetida à terapêutica padrão, o tratamento de recurso efectuado (crioterapia) mostrou-se eficaz no controlo local da doença.
PALAVRAS-CHAVE – Melanoma; Neoplasias do Palato; Crioterapia.
Downloads
Todos os artigos desta revista são de acesso aberto sob a licença internacional Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 (CC BY-NC 4.0).